Esse texto está um pouco difícil de começar. Não que seja uma temática que não estamos acostumades a abordar, mas é porque, pela milésima vez esse ano (e se formos contar, não é exagero), vemos o mesmo caminho traçado pelas pessoas brancas.
E para te contextualizar, sim: estamos falando do novo filme da "A Pequena Sereia'', protagonizada por uma atriz negra, que desde o lançamento dela enquanto Ariel, sofre racismo abertamente do mundo inteiro.
Mas aqui vamos falar do Brasil. E vamos falar abertamente para você, pessoa branca.
Que medo é esse de perder o teu protagonismo? Que medo é esse de ver um povo reconstruindo, construindo e recontando suas histórias depois de muito sangue derramado (e que, se você olhar para o lado, continua sendo)?
Que medo é esse de perder o seu lugar, tão estabelecido, na sociedade? Porque você tenta minimizar ou apagar histórias de pessoas negras?
O que você tem a perder com isso?
A imagem importa! Toda uma sociedade é moldada diariamente pela mídia, um exemplo é que da mais recente trend do TikTok sai a música número 1 da semana. Da propaganda nova de margarina, sai a vontade de ir para o mercado comprar.
Se ver é importante! Mas, muitas vezes só percebe a importância quando quem não é representade é você. Em quantos espaços você não se viu? Em quantos espaços você não se vê enquanto maioria?
Se você for uma pessoa branca, hetero e cis: tenho certeza que nunca se questionou quanto a isso.
Quanto mais teremos que lutar para que corpes pretes estejam no topo e sendo protagonistas?
Tem muito mar. E você parece não saber: mas sua cor já foi dona de tudo.
Hoje estamos lutando para que não seja mais.
Comments