Não há como pensar em cansaço nos dias atuais sem pensar na constante corrida que estamos participando. Para além das obrigações acadêmicas e profissionais na busca por uma ascensão financeira, ainda sentimos a necessidade de estar presente nas nossas relações pessoais e separar momentos para descansar de forma saudável, tentando aproveitar cada pequeno momento da melhor forma possível.
Mesmo que (quase) ninguém fale sobre, estar presente nas relações amorosas, familiares e de amizade também demanda esforço.
Na época da comunicação, podemos trocar informações de forma rápida e constante. Enviar mensagem para pessoas queridas, compartilhar nossos momentos e nos conectar com quem gostamos e admiramos. Mas existe um ponto desta conexão, onde a linha entre admiração e autocobrança se unem de forma imperceptível. “Se todo dia surge um novo caso de sucesso::: Por que não consigo ter os mesmos resultados?”
Mesmo com empregos estáveis, os preços estão cada vez mais altos. Para a maior parte da população, a renda mensal não serve nem para o básico. São tantas camadas de necessidade, que a escalada parece não ter fim.
Para a maioria da população, a jornada parece uma eterna disputa entre “preciso conquistar essas coisas” e “preciso aproveitar minha vida”. Para alguns a segunda opção nem existe, de qualquer forma, independente da escolha, a culpa pode bater a porta.
Além das questões que estão sob nosso controle, ainda precisamos lidar com acontecimentos que nos afetam, mas não estão em nossa alçada. Como lidar com o inesperado de forma saudável?
Estamos falando de falhas no transporte público, emergências que geram gastos, ondas de calor em ambientes abafados e tantos outros acontecimentos que aos poucos, vão cansando e desmotivando nosso corpo e consequentemente, nossa mente.
Para esses momentos de cansaço, é necessário reconhecer a trajetória que te trouxe até o ponto atual e enxergar dentro da própria realidade formas de ter lazer. Enquanto continua a busca por melhores oportunidades de viver.
Uma das estratégias para contornar este cansaço é pontuar os fatores que são importantes para o presente e construção do seu futuro; assim, escolhemos com mais assertividade como aplicar nossa energia e gerenciar nosso tempo de trabalho e lazer.
Que possamos, cada dia mais, poder ter o poder de escolher: descansar ainda é privilégio!
Comentários